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ESTE BLOG APRESENTA TODA NOSSA EXPERIÊNCIA VIVIDA NO PROGRAMA GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA.

Sessão Presencial Coletiva

24/10/2009


Sessão Presencial Coletiva


    Nesta sessão demos continuidade ao estudo da TP5, agora estudando a Unidade 19 – Coerência textual. Estudar essa unidade impar em sessão presencial, foi por, escolha dos professores cursistas. Como a coerência, esse assunto é pertinente e, por que não dizer, parte da solução para o ensino de produção textual com os nossos alunos em sala de aula. Por exercer certa dificuldade quando a transposição didática, resolvemos trabalhar na sessão presencial onde os grupos interagiram e construíram bastante conhecimentos.

    Trabalhamos na coesão textual, os elementos que ligam as partes do texto para formar um todo, contribuindo para interpretação significativa e coerente de um texto. Como em todas as Unidades as leituras, resoluções das atividades e contextos, teóricos explicitado nos possibilitou nossa construção do conhecimento de como lidar mais adequadamente com algumas das mais importantes relações que se estabelecem na construção de sentido, implícitos na leitura e na produção de texto.

    Examinamos como alguns termos de palavras foram mecanismos textuais, conhecidos como coesão textual. Percebemos como a ligação entre esses termos tornam-se responsável por articular os sentidos em cada parte de um texto ao sentido do todo.

    A resolução das atividades nos fez identificar a variedade de mecanismos de coesão na construção lógica dos textos.

    O estudo contribuiu, de foram positiva para ampliar nosso conhecimento, sobre a coerência e coesão textual e para o planejamento de aula de aula de leitura e produção, ficamos certificados de que, juntamente com a coerência, a coesão é responsável por manter a continuidade significativa do texto.

    Esse mecanismo lingüístico de coesão articula as informações de textos, relacionando sentença com o que veio antes e com o que viera depois, no propósito comunicativo de, conjuntamente, tecer o texto. Pudemos verificar esse mecanismo nas atividades.

    Os gêneros textuais que trabalhamos nas seções dessa unidade foram de importante valia para a compreensão de como acontece o mecanismo do envolvimento das classes gramaticais, advérbios, adjetivos, pronomes, os sintagmas nominais, o substantivo, conjunções nos fenômenos da coesão, condição necessária para que um texto seja um texto.

    Ficou evidenciado, nos estudos e oficinas realizadas, que os recursos lingüísticos de coesão desenvolveram conhecimentos a respeito de como deve ser interpretada a seqüência de idéias em um texto. O exercício dessa prática n estudo dos textos, nas seções e nos conteúdo das seqüências didáticas do AAAs, reiteraram a continuidade desses conhecimentos necessários ao aprendizado da leitura e produção de texto na sala de aula.


    Os “avançando na prática” tem contribuído de forma positiva e significativa para o despertar dessa nova forma de ensinar e aprender.

    O AAA5 – Visa atender à prática em sala de aula para o desenvolvimento do conteúdo em estudo. A diversidade de texto, analisado em sua variedade de gênero oferece aos alunos o acesso e a experiência de leitura e produção de texto orais e escritos em variadas situações comunicativas, desenvolvendo os conteúdos abordados ao desenvolvimento de habilidades a eles relacionadas.

    No planejamento de aulas, o professor é convidado a conhecer as atividades e desenvolve-las na seqüência didática em que aparece o que favorece o desenvolvimento das atividades, tendo em vista a necessidade do aluno.

    Nas visitas as escola estamos sempre comprometidos que a teórica e a pratica acontecem concomitantemente em sala de aula por meio das habilidades, com enfoque nas atividades em que o professor e os alunos devem trabalhar juntos.

    Deste modo, vimos acontecer o GESTAR II nas escolas, um trabalho conjunto de toda rede rural e urbana. Com agradecimentos, avaliamos positivamente o nosso trabalho.

"Eu diria que, bem antes de servir para comunicar, 
a linguagem serve para viver"(Benveniste)


09/10/2009
24/10/2009


Sessão Presencial Coletiva

TP5 – Estilo, Coerência e Coesão

    Neste TP são desenvolvidas unidades cujo temas são: estilistas, coesão, coerência e as relações nos textos.

    Analisamos na unidade 17. Os recursos estilísticos de que a língua portuguesa dispõe através da Estilística um disciplina ligada à Lingüística, não se confunde com a gramática, pois tem como objetivo o estudo do estilo como a maneira de usar a língua para efeito de sentido.

    É uma disciplina voltada para a área da linguagem e, no domínio dessa linguagem o estilo é conceituado de várias maneiras.

    A escolha dos recursos expressivos são capazes de produzir efeitos de sentido motivados pela emoção e afetividade do falante

    Em Garcia (2006-223), discorremos sobre sua posição ao que ele chama de “Feição estilística da frase”. Nessa abordagem o conceito de estilo “é tudo aquilo que individualiza uma obra criada pelo homem como resultado de um esforço mental, de uma elaboração do espírito, traduzindo em idéias, imagens ou formas concretas”.

    A língua portuguesa é riquíssima em expressividade, e esses recursos são numerosos. Pudemos reconhecer alguns desses recursos ligados ao aspecto do conhecer alguns desses recursos ligados ao aspecto do som, palavras, frases e nunciação, por meio das atividades propostas que foram bastante proveitosos.


    A unidade 18 - coerência textual – o tema transversal é meio ambiente. Nas ultimas décadas do século XX, por conta dos maus tratos ao meio ambiente, tem se formado essa consciência ecológica.

    Conduzimos nossa atenção para os modos como os textos, tanto verbais, quanto não verbais “encaixam” seus elementos, objetivando solidariedade entre as partes envolvidas num todo coerente.


    Primeiro exercitamos nosso “olhar” sobre a coerência das imagens, em seguida, para a coerência de um texto lingüístico. A coerência é considerada com a possibilidade de atribuir uma continuidade como sentido a um texto. Em interação verbal envolve conhecimento que vão além do código lingüístico:
O reconhecimento do contexto, incluindo o papel do interlocutor em cada situação envolvendo também o que sabemos sobre o assunto tratado.

    Conforme Hilton e Siqueira(1996. 37), “No texto, a coerência é garantida pela manutenção da mesma referencia temática, em toda sua extensão.

    Todas as partes devem estar vinculadas entre si, isso torna o texto claro e compreensível.” Essa organização é chamada macroestrutural que envolve o saber partilhado, informação nova, justificativa e conclusiva.



    Entendemos que, um texto é um todo dotado de significado, por isso devemos estar atentos para que o nosso texto tenha coerência, e coesão, a fim de que a mensagem seja adequadamente compreendida. E enquanto leitores busquem um fio conduto de harmonia entre as partes a fim de considerar esse todo um texto.

    Esse fio condutor que nos leva à coerência depende também das características e finalidades dos gêneros textuais, que são construções sociocomunicativa.

    Concluindo esse tema, certificado de que é pela coerência textual se faz a diferença entre um mero amontoado de palavras e um texto.