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ESTE BLOG APRESENTA TODA NOSSA EXPERIÊNCIA VIVIDA NO PROGRAMA GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA.

Perfil Profissional

Segue abaixo um breve perfil de Francisca Soares de Moura...

Curso Pedagógico concluído em 1972
Curso Superior: Licenciatura Plena em Língua Portuguesa concluído em 1990
Pós – Graduação em Lingüística ( Língua Portuguesa em 1996.
Docência do Ensino Superior em 1998
Psicopedagogia Clinica e Institucional em 2008.
Atuação no magistério: desde junho de 1974
Lecionei em escolas publicas e particular com maior atuação na Escola Publica, no Ensino Fundamental e Ensino Médio.

       Comecei a trabalhar no magistério logo que conclui o Ensino Pedagógico, após ter sido aprovada no concurso para professores em Teresina(PI), em 1974, para lecionar de 1ª a 4ª serie do Ensino Fundamental. Sempre gostei de aprender e ensinar, por isso continuo minha trajetória até aqui. Sinto que sou professora por vocação. Atuo no magistério há 35 anos. Hoje inativa da rede estadual, continuo essa jornada na rede municipal. Tenho cinqüenta e oito anos e pretendo trabalhar até aos sessenta, se possível, um pouco mais. Sonho sempre com uma educação de qualidade. Entristece-me saber que só 20% dos estudantes brasileiros saem do ensino médio sabendo ler e escrever. Entretanto, é uma realidade, pois quanto atuava no ensino médio tinha bastante trabalho com a deficiência dos alunos, principalmente os de primeiro ano no tocante à leitura e à escrita. Sinto-me realizada em poder, até hoje, contribuir para o ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual. O meu compromisso com o GESTAR é o mesmo, contudo a práxis ainda não acontece de forma bastante satisfatória em nossas salas de aula. Estamos sempre encontrando caminhos e com certeza chegaremos lá.

      As dificuldades que encontrei sendo coordenadora do Ensino Fundamental I fez-me cursar Psicopedagogia para encontrar respostas em relação àquelas crianças com dificuldade de aprendizagem. Foi gratificante. Ainda não atuei na área, mas a apatir das experiências vivenciadas no curso, posso compreender e investigar o processo de aprendizagem e a relação desse processo, considerando as variáveis que nele intervém. Pretendo atuar. Isso é um pouco dessa pessoa  engajada pela educação.

        A teoria educaciona enfatiza que o bom professor (reflexivo) é aquele que domina a disciplina, aprimora seus conhecimentos e ensina todos os alunos sem deixar para trás.
       Neste sentido, um ponto muito importante que Pimenta (2002. 183) argumenta é o de que "quando falamos em professor reflexivo estamos nos referindo a expectativas que são gerandas quanto ao seu desempenho no seu cotidiano da escola, e como elas são responsáveis pelo desenvolvimento de práticas inovadoras, ou manutenção das existentes, que dependem das ações daquele profissional. os papéis que o professor deve desempenhar supõe tanto a reflexão teórica quanto ações individuais coletivas"

      Conheci e participei da formação Continuada do GESTAR I 2006, como coordenadora da Escola Municipal Agripina Portela em José de Freitas- Pi. O programa para s séries iniciais(3ª e 4ª série) do Ensino Fundamental foi um sucesso no aprimoramento da prática pedagógica, e profissional, proporcionando espaços para a melhoria do desempenho pessoal e acadêmico do professor e do aluno. Lembro-me de que no encerramento da formação, perguntei as autoridades se não havia o GESTAR II, porque não sabia, responderam que sim, e fez a reivindicação de que fosse implantando em nosso município, logo depois fiquei sabendo que o programa viria.

       O resultado desse desejo aconteceu em novembro de 2008, quando recebi um convite para atuar no GESTAR II. Não posso medir o tamanho da alegria de saber que os professores e alunos das series finais do Ensino Fundamental teriam a mesma oportunidade de participar de uma formação necessária para a aquisição de conhecimento e o aprimoramento da união da teoria e da pratica no fazer pedagógico em sala de aula.

      Logo em seguida, no dia 10 de novembro de 2008, começou a formação continuada do GESTAR II, em Língua Portuguesa. Em Teresina formadores de muitos municipios encontraram-se e foi dada a largada inicial pelo Prof. Maurício e Fábio da UNB de Brasília. A partir desse momento começamos o programa em toda sua dimensão e estudar o material destinado a formação.

      O segundo momento do encontro em Teresina aconteceu no período de 01 a 05 de junho de 2009, realizando a segunda etapa da formação. Nesse encontro, foi feito um diagnóstico da atuação do programa. Neste período demos continuidade a formação, com as orientações referentes a implementação do programa pelo formador e professores cursistas envolvidos.

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