ESTE BLOG APRESENTA TODA NOSSA EXPERIÊNCIA VIVIDA NO PROGRAMA GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA.
"Construindo conhecimento
para uma nova prática de ensino".
para uma nova prática de ensino".
Sessão Presencial Coletiva
No primeiro momento acolhimento dos professores com a dinâmica “do abraço”, com a finalidade de desenvolver afinidade no grupo.
Na primeira parte está reservada para comentários, sugestões a respeito dos assuntos focalizados na unidade anterior.
Relato de Experiências
Aplicação do Avançado na prática pedagógica e relato da aplicação em sala de aula. Como se deu a experiência do professor cursista na transposição didática.
Unidade 10
Trabalhando com gêneros textuais
Após termos observado a variedade de gêneros textuais que nos rodeia, vamos analisar as diferentes maneiras em que são frequentemente organizados as estruturas dos textos para que sejam considerados pertencentes a gêneros diferentes. Vamos agora prosseguir na reflexão sobre as estratégias textuais que permitam distinguir um gênero de outro.
Objetivos a serem alcançados
01 Distinguir as características de gênero literário e de gênero não-literario;
02 Caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem;
02 Caracterizar uma das formas de realização do gênero poético: a ordem.
Trabalhamos como fio condutor desta unidade dos textos, resolução das atividades de 1 a 10, reflexão sobre os conceitos fundamentais dos ícones:
“Importante”, “Recordando”, Indo à sala de aula em que podemos concluir.
A função poética está sempre associada apo uso das palavras. É necessário que ela seja trabalhada num processo de seleção e explorada em sua expressividade, tanto no plano do som quanto no das idéias.
Trabalhamos, no texto “José” a rima, a métrica, jogo de sílabas tônicas, fonemas vocálicos e consonantais e a pontuação, elementos que desempenham importante papel na obtenção do ritmo poético.
Um aspecto que podemos observar no “Lavadeiras de Mocoro” que o uso da linguagem poética pode também apresentar a forma de prosa. As finalidade do gênero literário são estéticas ou seja, a leitura de um texto literário desperta emoção, prazer.
No trabalho pedagógico com textos, provoque sempre em seus alunos alguma forma de reflexão sobre modos de organização do texto, sobre o nível de formalidade lingüística e sobre as finalidade de usos dos textos, assim o conhecimento que todo falante tem sobre gênero se torna consciente.
Mesmo tendo a mesma temática, o trabalho – o texto não literário que é realizado pelo gênero texto cientifico “(Atividade industrial e espaço geográfico José William Vesentini), o objetivo desse texto é claramente utilitários, visa informar o leitor / ouvinte sobre um conhecimento considerado científico.
Caracterizar a forma de realização do gênero poético, o cordel é dizer que é um gênero textual que apresentar algumas semelhanças e algumas diferenças com os poemas já estudados. No texto: “Satanás trabalhando no roçado de São Pedro” (José Costa Leite) e outros livretos de cordel lidos na oficina, podemos observar algumas características peculiares desse gênero: os versos (sextilhas, as silabas, as rimas, tradicionalmente conta uma historia , mantém um vinculo estreito com a oralidade. As fontes da literatura de cordel são muito variadas. Podem buscar inspiração no folclore, na religião, nos fatos marcantes da comunidade ou na imaginação do poeta. Poesia e Cordel, receita, biografia e verbete de um dicionário.
“Resumindo” – Conceituação Teórica
Sintetizamos que:
Os textos considerados literários põem, em relevo ao plano da expressão, da sonoridade, do jogo de imagens.
Em geral os textos não-literarios são funcionais ou utilitários, tem como finalidade maior a informação.
Podemos considerar que os gêneros dividem-se em dois grandes grupos: Os literários e os não-literarios. Entre os literários esta o gênero poético, composto por poemas.
A subclassificação de cordel: forma em verso, finalidade de aconselhamento, marcas de oralidade, temas do cotidiano, publico original muitas vezes analfabetos, representa uma transição entre a cultura popular e literário. Confirmo a caracterização do gênero como produto histórico, (deste a Idade Média), ligado as condições de sua produção e á situação sóciocomunitativa.
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