Links: Home | MEC | FNDE | Sobre


ESTE BLOG APRESENTA TODA NOSSA EXPERIÊNCIA VIVIDA NO PROGRAMA GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA.

Semana Pedagógica e Abertura do GESTAR II

02/02/2009
03/02/2009
04/02/2009

    O Programa Gestar II no município de José de Freitas teve início dia 03/02/2009 por ocasião da semana pedagógica promovida pela equipe da SEMEC onde foi feita a divulgação do programa para os professores de Língua Portuguesa e Matemática das séries finais do ensino fundamental, principalmente para aqueles que ainda não tinham sua lotação definida, o que dificultou muito enquanto formadora Língua Portuguesa , fazer a articulação nas escolas para a mobilização dos professores que seriam atendidos pelo projeto.

    Na oportunidade, trabalhamos a sensibilização dos cursistas, falando sobre: o que é o programa, importância, implementação, modalidade, proposta pedagógica, fundamentação pedagógica (PCNs), atores do programa, aproveitando também, para conscientizar os Diretores e Coordenadores das escolas sobre o quanto a figura deles é importante para o desempenho dos cursistas e dos alunos. Para isso, foram realizadas dinâmicas envolvendo todos os participantes que se mostraram bastante receptivos, o que me motivou muito enquanto formador perceber a recptividade do Programa de Formação Continuada ,nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

    No segundo momento, apresentamos e distribuímos aos cursistas o Kit Gestar, uma vez que este era o primeiro contato dos mesmos com o material, que se deu através da leitura de algumas partes importantes do Guia Geral, uma espécie de “manual de instruções” de como entender e executar o programa concebendo-o como um programa de formação continuada em serviço.

     A oficina propriamente dita aconteceu com a elaboração coletiva do Plano de Disciplina (ou Plano de Curso) e Planejamento de Ensino(Mensal), onde os professores foram divididos em quatro grupos por série independente das escolas onde trabalham: um grupo elaborou o planejamento do 6º ano, outro grupo elaborou o do 7º, outro o do 8º e outro o do 9º ano. Em seguida, cada grupo apresentou sua sugestão de planejamento mensal aos demais que puderam dar sugestões de forma que cada plano foi elaborado com a participação de todos: Formador, Diretores, Coordenadores e Cursistas. Os conteúdos foram divididos entre os quatro eixos temáticos de Língua Portuguesa, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): Língua Oral, Língua Escrita, Produção Escrita e Análise e Reflexão sobre a Língua  tendo somo ponto de partida ,a aquisção das habilidades que seriam alcançadas ao término do período mensal. O término da semana aconteceu dia 04/02/2009 com a conclusão de todos os trabalhos realizados.

Visão externa da 1ª escola anfitriã: Unidade Escolar Antônio Freitas




Dinâmica de apresentação com cursistas de Língua Portuguesa e Matemática: Integração




Apresentação do Programa: O que é, Atores do Programa etc...




 Distribuição do KIT GESTAR e dicas de manuseio



 
 
 


José de Freitas, 05 de Fevereiro de 2009
Francisca Soares de Moura
FORMADOR DO GESTAR II – PORTUGUÊS
José de Freitas - Pi