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ESTE BLOG APRESENTA TODA NOSSA EXPERIÊNCIA VIVIDA NO PROGRAMA GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA.

TP - 3 Gêneros e tipos textuais

14/03/2009
28/03/2009

Sessão Presencial Coletiva



    No primeiro momento, o acolhimento dos professores com a leitura do texto "ECO DA VIDA". Formamos a seguir, um painel do que é o ECO DO GESTAR par anós educadores. Cada um escreveu o seu "ECO" e formou o painel. Foi bastante interessante e incentivador.


TP - 3 - Unidade 9



Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado.
Conteúdo: Diferenças e semelhanças na organização dos textos utilizados em diversos contextos. Gêneros textuais e competência sócio-comunicativa. Classificação dos gêneros textuais.

     Tema motivador do TP-3 é o Trabalho. "Na historia da humanidade, o trabalho tem representado um dos principais referenciaisdo modo de vida e da constituição de valores sociais e pessoais dos membros de uma comunidade". Nessa perspectiva a linguagem é um dos nossos mais relevantes trabalhos.

Objetivos dessa Unidade:

01 - Identificar as diferenças e semelhanças na organização dos textos utilizados em diversos contextos de uso linguistico;
02 - Relacionar gênero textuais e competências sócio-comunicativas;
03 - Identificar caracaterísticas que levam à classifiação de um gênero textual.

Ensino de Gêneros Textuais na escola.


    Nessa primeira sessão de formação continuada para professores da Rede Municipal de Ensino, começamos a trabalhar o TP -3 - Gêneros e Tipos Textuais, dando ênfase aos conceitos teóricos, as leituras e compreensão, a produção textual como práticas que envolvem a transposição didática do professor em sala de aula. Com o acompanhamento do AAA3 - Atividade de Apoio à aprendizagem um união teoria e prática.

    Nessa perspectiva, destacamos o papel da linguagem por ser um dos mais relavantes trabalho. A linguagem existe a serviço da comun icação e possui funções de mediação nas práticas sociais. Trabalhar a linguagem em situação de ensino não é ensinar as palavras, mas seus significados culturais e sociais. Por este aspectos, podemos afirmnar que o grande objetivo do ensino da língua é desenvolver a competência sociocomunicativa por meio das diferenças e semelhanças entre os gêneros para identificar as caracterisiticas que nos levem a classificar um gênero textual como tal.

O Texto
    O conceito de texto é a base do ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, quando se entende que a principal função do texto é a interlocução, a abordagem textual deve reconhecer as diversidades existentes entre os tipos de texto, as características que os formam e o contexto em que eles são usados.

    Afirma Rojo e Cordeiro(2004. p. 10) : "as práticas escolares brasileiras tendem a forma leitores, com apenas capacidade mais básicas de leitura, ligadas à extração simples de informação de texto relativamente simples". Segundo Brandão (2001. p.18), o reconhecimento disso tem levado os resultados da linguagem à busca de um classificação dos diferentes tipos de discursos.

Classificação Textual
   O trabalho com texto em sala de aula ganhou novas dimensões no momento em que os PCNs de Língua Portuguesa evidenciaram sua importância com a proposta de leitura e produção de textos. Trabalhar os gêneros discursivos textuais tornou-se uma necessidade. Apresntar e trabalhar os tipos e os gêneros textuais que fazem parte do cotidinao dos alunos é papel do professor, apartir das séries iniciais do Ensino Fundamental.

    De acordo com Marcuschi(2002. p.25), "em todos os gênros também se estar realizando tipos textuais, podendo ocorrer que o mesmo gênero realize dois ou mais tipos. Assim um texto é em geral tipologicamente variado(heterogêneo)".

Na sala de aula : os gêneros e o ensino

    A nossa proposta de trabalhar com os gêneros textuais tem sido cumprida a partir do primeiro planajemanto de ensino(mensal) para toda a rede da zona urbana e rural. Estudamos as seções desta unidade e aplicamos oficinas. Concomitantemente, aplicamos em sala de aula por meio dos textos que chegam às escolas, com destaque para o desenvolvimento das habilidade de leitura, produção textual e reflexão sobre a língua.

    O conhecimento dessa modalidade da língua era pouco conhecida por parte do professor que sempre usava o livro didático em sua sequência. Houve bastante trabalho de estudo e de orientação, no sentido de promover a nova metodologia, mas foi positivo, pois os resultados são claros e satisfatórios, tanto na motivação quanto na construção do conhecimento para uma nova prática de ensino.

    Na Seção 1 definida pelos objetivos propostos anteriormente apartir de estudo cooperativo, podemos compreender como falantes de uma língua reconhecem e usam maneiras diferentes de organizar a fala cada vez usa em situaçãoes diferentes. Trata-se do desenvolvimento das competências sóciocomunicativa que adquirimos enquanto aprendemos a falar e escrever e devem ser aprimoradas na escola.

    Na Seção 2, podemos identificar os diversos gênros textuais se relacionam com a situação de produção, como aprendemos a reconhecê-los desenvolvendo a nossa competência comunicativa.

    Na Seção 3, reconhecemos as diferenças e semelhanças entre os gêneros para identificar as caracteristicas que nos levam a classificar o gênero textual.

    Nosso estudo desenvolveu-se por meio da leitura e análise dos textos das referidas seções com ênfase nos ícones: o "Importante", o "Indo a sala de aula" e o "Resumindo"

Oficinas
Textos trabalhados:
* Classificação dos gêneros - Biografua - Díario - Receita - Propaganda - Anúncio Publicitário - Verbete de Dicionário e Fábulias.
* Classificação expositiva das características dos respectivos textos

   Ao término, às 12:00, convidamos os professores curistas para o próximo, resultando suas responsabilidades nos estudos do caderno, bem aplicação da lição de casa - o "Avançando na Prática" que será discutido no próximo encontro.

Resultados obtidos
     O trabalho realizando foi positivo. Os aspectos motivacionais foram proveitosos à medida em que todos ficaram curioso sobre a abordagem dos textos levados a classificação dos gêneros. Embora tenha provocado entre muitos bastante dificuldades por ser uma abordagem textual nova para eles, houve muito empenho no estudo por parte de todos.

    O que levou-me a trabalhar as unidades ímpares foram as dificuldades e as dúvidas que presenciei no estudo da primeira unidade par. Avaliei que estas dificuldades seriam transportas para a sala de aula, daí resolvi trabalhar as unidades ímpares e pares pensando no melhor retorno à sala de aula.

18/04/2009
25/04/2009

Sessão Presencial Coletiva

    No primeiro momento acolhimento dos professores com a dinâmica “do abraço”, com a finalidade de desenvolver afinidade no grupo.

    Na primeira parte está reservada para comentários, sugestões a respeito dos assuntos focalizados na unidade anterior.


Relato de Experiências

    Aplicação do Avançado na prática pedagógica e relato da aplicação em sala de aula. Como se deu a experiência do professor cursista na transposição didática.

Unidade 10 - TP3


Trabalhando com gêneros textuais

    Após termos observado a variedade de gêneros textuais que nos rodeia, vamos analisamos as diferentes maneiras em que são frequentemente organizados as estruturas dos textos para que sejam considerados pertencentes a gêneros diferentes. Vamos agora prosseguir na reflexão sobre as estratégias textuais que permitam distinguir um gênero de outro.

Objetivos a serem alcançados

01 Distinguir as características de gênero literário e de gênero não-literario;
02 Caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem;
02 Caracterizar uma das formas de realização do gênero poético: a ordem.

    Trabalhamos como fio condutor desta unidade dos textos, resolução das atividades de 1 a 10, reflexão sobre os conceitos fundamentais dos ícones:
“Importante”, “Recordando”, Indo à sala de aula em que podemos concluir.

    A função poética está sempre associada apo uso das palavras. É necessário que ela seja trabalhada num processo de seleção e explorada em sua expressividade, tanto no plano do som quanto no das idéias.
Trabalhamos, no texto “José” a rima, a métrica, jogo de sílabas tônicas, fonemas vocálicos e consonantais e a pontuação, elementos que desempenham importante papel na obtenção do ritmo poético.

    Um aspecto que podemos observar no “Lavadeiras de Mocoro” que o uso da linguagem poética pode também apresentar a forma de prosa. As finalidade do gênero literário são estéticas ou seja, a leitura de um texto literário desperta emoção, prazer.

    O trabalho pedagógico com textos, provoque sempre nos cursistas, alguma forma de reflexão sobre modos de organização do texto, sobre o nível de formalidade lingüística e sobre as finalidade de usos dos textos, assim o conhecimento que todo falante tem sobre gênero se torna consciente.

     Podemos compreender que,  tendo a mesma temática, o trabalho – o texto não literário que é realizado pelo gênero texto cientifico “(Atividade industrial e espaço geográfico José William Vesentini), o objetivo desse texto é claramente utilitários, visa informar o leitor / ouvinte sobre um conhecimento considerado científico.

    Podemos caracterizar que a  forma de realização do gênero poético, o cordel é dizer que é um gênero textual que apresentar algumas semelhanças e algumas diferenças com os poemas já estudados. No texto: “Satanás trabalhando no roçado de São Pedro” (José Costa Leite) e outros livretos de cordel lidos na oficina, podemos observar algumas características peculiares desse gênero: os versos (sextilhas, as silabas, as rimas, tradicionalmente conta uma história e mantém um vínculo estreito com a oralidade. As fontes da literatura de cordel são muito variadas. Podem buscar inspiração no folclore, na religião, nos fatos marcantes da comunidade ou na imaginação do poeta.

















    "Para conseguir encantar seus leitores, transmitir suas idéias, experiências e emoções de forma original, o poeta usa a linguagem de maneira da que usamos habitualmente. O ofício do poeta é mostrar ao leitor um olhar novo para brincar, emocionar, divertir, convercer, fazer pensar o mundo de um jeito novo".
(Olimpiadas de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro)

 Oficina
    Nesta oficina trabalhamos com a produção gênero poético e o cordel.
* Os grupos sugeriram as temáticas, produziram os textos.
* Mencionaram as características da composição e fizeram apresentação para o grupão.

Das demais apresentadas, a produção "Cordel Escola Veja Só!",  do professor Francisco Alves teve destaque especial.  



Cordel Escola Veja Só!


I Escola é sempre o lugar
De se aprender e continuar
Vivendo, revivendo e aprendendo.
Para os outros repassar
E não sendo conivente
Com o fracasso escolar


II Falamos hoje de escola
E vamos sempre falar
Porque escola não só
Pra gente passar e repassar
Conteúdos e mais conteúdos
Porque alguém pode não gostar


III Não gostando não se aprende
E não aprendendo não dar
Pra conseguir na vida
Uma profissão, um lugar
Fazendo com isso sua vida
Um belo sentido ganhar


IV Nossas casas é um escola
Lugar que gente faz história
Se entende, se aprende
Até no campo de bola
Quem se omite e diz,
Que o mundo não é uma escola?


V O mundo sendo uma escola
A gente de tudo um pouco descola
Até na pra, uma arte decola
Garotos e garotas aos poucos se envolvem
Com gírias, sem gírias, não importa
Cantam e encantam com samba, hip-hop


Autor: Prof. Francisco de O Alves. Gestar II
 

“Resumindo” – Conceituação Teórica

Concluindo a sessão, sistematizamos que:

* Os textos considerados literários põem, em relevo ao plano da expressão, da sonoridade, do jogo de imagens.

Em geral os textos não-literarios são funcionais ou utilitários, tem como finalidade maior a informação.

Podemos considerar que os gêneros dividem-se em dois grandes grupos: Os literários e os não-literarios. Entre os literários esta o gênero poético, composto por poemas.

A subclassificação de cordel: forma em verso, finalidade de aconselhamento, marcas de oralidade, temas do cotidiano, publico original muitas vezes analfabetos, representa uma transição entre a cultura popular e literário. Confirmo a caracterização do gênero como produto histórico, (deste a Idade Média), ligado as condições de sua produção e á situação sóciocomunitativa.

Convidamos os professores cursistas para o próximo encontro enfatizando que:

"O trabalho com a poesia pode ser muito devertido e agradável. Desde, é claro que o professor goste de poesia" ( Professora Maria Lajolo - Unicamp)