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ESTE BLOG APRESENTA TODA NOSSA EXPERIÊNCIA VIVIDA NO PROGRAMA GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA.

Sessão Presencial Coletiva

24/10/2009


Sessão Presencial Coletiva


    Nesta sessão demos continuidade ao estudo da TP5, agora estudando a Unidade 19 – Coerência textual. Estudar essa unidade impar em sessão presencial, foi por, escolha dos professores cursistas. Como a coerência, esse assunto é pertinente e, por que não dizer, parte da solução para o ensino de produção textual com os nossos alunos em sala de aula. Por exercer certa dificuldade quando a transposição didática, resolvemos trabalhar na sessão presencial onde os grupos interagiram e construíram bastante conhecimentos.

    Trabalhamos na coesão textual, os elementos que ligam as partes do texto para formar um todo, contribuindo para interpretação significativa e coerente de um texto. Como em todas as Unidades as leituras, resoluções das atividades e contextos, teóricos explicitado nos possibilitou nossa construção do conhecimento de como lidar mais adequadamente com algumas das mais importantes relações que se estabelecem na construção de sentido, implícitos na leitura e na produção de texto.

    Examinamos como alguns termos de palavras foram mecanismos textuais, conhecidos como coesão textual. Percebemos como a ligação entre esses termos tornam-se responsável por articular os sentidos em cada parte de um texto ao sentido do todo.

    A resolução das atividades nos fez identificar a variedade de mecanismos de coesão na construção lógica dos textos.

    O estudo contribuiu, de foram positiva para ampliar nosso conhecimento, sobre a coerência e coesão textual e para o planejamento de aula de aula de leitura e produção, ficamos certificados de que, juntamente com a coerência, a coesão é responsável por manter a continuidade significativa do texto.

    Esse mecanismo lingüístico de coesão articula as informações de textos, relacionando sentença com o que veio antes e com o que viera depois, no propósito comunicativo de, conjuntamente, tecer o texto. Pudemos verificar esse mecanismo nas atividades.

    Os gêneros textuais que trabalhamos nas seções dessa unidade foram de importante valia para a compreensão de como acontece o mecanismo do envolvimento das classes gramaticais, advérbios, adjetivos, pronomes, os sintagmas nominais, o substantivo, conjunções nos fenômenos da coesão, condição necessária para que um texto seja um texto.

    Ficou evidenciado, nos estudos e oficinas realizadas, que os recursos lingüísticos de coesão desenvolveram conhecimentos a respeito de como deve ser interpretada a seqüência de idéias em um texto. O exercício dessa prática n estudo dos textos, nas seções e nos conteúdo das seqüências didáticas do AAAs, reiteraram a continuidade desses conhecimentos necessários ao aprendizado da leitura e produção de texto na sala de aula.


    Os “avançando na prática” tem contribuído de forma positiva e significativa para o despertar dessa nova forma de ensinar e aprender.

    O AAA5 – Visa atender à prática em sala de aula para o desenvolvimento do conteúdo em estudo. A diversidade de texto, analisado em sua variedade de gênero oferece aos alunos o acesso e a experiência de leitura e produção de texto orais e escritos em variadas situações comunicativas, desenvolvendo os conteúdos abordados ao desenvolvimento de habilidades a eles relacionadas.

    No planejamento de aulas, o professor é convidado a conhecer as atividades e desenvolve-las na seqüência didática em que aparece o que favorece o desenvolvimento das atividades, tendo em vista a necessidade do aluno.

    Nas visitas as escola estamos sempre comprometidos que a teórica e a pratica acontecem concomitantemente em sala de aula por meio das habilidades, com enfoque nas atividades em que o professor e os alunos devem trabalhar juntos.

    Deste modo, vimos acontecer o GESTAR II nas escolas, um trabalho conjunto de toda rede rural e urbana. Com agradecimentos, avaliamos positivamente o nosso trabalho.

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