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ESTE BLOG APRESENTA TODA NOSSA EXPERIÊNCIA VIVIDA NO PROGRAMA GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA.

"Eu diria que, bem antes de servir para comunicar, 
a linguagem serve para viver"(Benveniste)


09/10/2009
24/10/2009


Sessão Presencial Coletiva

TP5 – Estilo, Coerência e Coesão

    Neste TP são desenvolvidas unidades cujo temas são: estilistas, coesão, coerência e as relações nos textos.

    Analisamos na unidade 17. Os recursos estilísticos de que a língua portuguesa dispõe através da Estilística um disciplina ligada à Lingüística, não se confunde com a gramática, pois tem como objetivo o estudo do estilo como a maneira de usar a língua para efeito de sentido.

    É uma disciplina voltada para a área da linguagem e, no domínio dessa linguagem o estilo é conceituado de várias maneiras.

    A escolha dos recursos expressivos são capazes de produzir efeitos de sentido motivados pela emoção e afetividade do falante

    Em Garcia (2006-223), discorremos sobre sua posição ao que ele chama de “Feição estilística da frase”. Nessa abordagem o conceito de estilo “é tudo aquilo que individualiza uma obra criada pelo homem como resultado de um esforço mental, de uma elaboração do espírito, traduzindo em idéias, imagens ou formas concretas”.

    A língua portuguesa é riquíssima em expressividade, e esses recursos são numerosos. Pudemos reconhecer alguns desses recursos ligados ao aspecto do conhecer alguns desses recursos ligados ao aspecto do som, palavras, frases e nunciação, por meio das atividades propostas que foram bastante proveitosos.


    A unidade 18 - coerência textual – o tema transversal é meio ambiente. Nas ultimas décadas do século XX, por conta dos maus tratos ao meio ambiente, tem se formado essa consciência ecológica.

    Conduzimos nossa atenção para os modos como os textos, tanto verbais, quanto não verbais “encaixam” seus elementos, objetivando solidariedade entre as partes envolvidas num todo coerente.


    Primeiro exercitamos nosso “olhar” sobre a coerência das imagens, em seguida, para a coerência de um texto lingüístico. A coerência é considerada com a possibilidade de atribuir uma continuidade como sentido a um texto. Em interação verbal envolve conhecimento que vão além do código lingüístico:
O reconhecimento do contexto, incluindo o papel do interlocutor em cada situação envolvendo também o que sabemos sobre o assunto tratado.

    Conforme Hilton e Siqueira(1996. 37), “No texto, a coerência é garantida pela manutenção da mesma referencia temática, em toda sua extensão.

    Todas as partes devem estar vinculadas entre si, isso torna o texto claro e compreensível.” Essa organização é chamada macroestrutural que envolve o saber partilhado, informação nova, justificativa e conclusiva.



    Entendemos que, um texto é um todo dotado de significado, por isso devemos estar atentos para que o nosso texto tenha coerência, e coesão, a fim de que a mensagem seja adequadamente compreendida. E enquanto leitores busquem um fio conduto de harmonia entre as partes a fim de considerar esse todo um texto.

    Esse fio condutor que nos leva à coerência depende também das características e finalidades dos gêneros textuais, que são construções sociocomunicativa.

    Concluindo esse tema, certificado de que é pela coerência textual se faz a diferença entre um mero amontoado de palavras e um texto.

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