ESTE BLOG APRESENTA TODA NOSSA EXPERIÊNCIA VIVIDA NO PROGRAMA GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA.
"Mas vale um erro de quem está aprendendo,
de que um certo de quem está ensinando"(Visga)
30/05/2009
Sessão Presencial Coletiva
TP3 – Unidade 11
Tipos Textuais
Conforme já mencionamos, o papel da linguagem é um dos mais relevantes trabalho. O trabalho é o tema transversal, nessa unidade está muito ligado ao que fazemos com a linguagem; à maneira como trabalhamos nosso material lingüístico para comunicar e para agir no mundo, quando tivemos a oportunidade de analisar como se organizam os vários gêneros que nos rodeiam.
Vamos tratar agora de tipologia textual; uma classificação que tem estreitas relações com os gêneros. De acordo com Marcuchi (2002:27), “Quanto se nomeia certo texto como “narrativo” “descritivo” ou argumentativo, não está nomeando o gênero e sim o predomínio de um tipo de seqüência de base”. Os tipos textuais são definidos por seus traços lingüísticos predominantes: aspectos textuais, sintáticos, tempos verbais e relações lógicas. Marcuchi (2002:27) apresenta uma classificação para designação teórica dos tipos: narração, argumentação descrição, injunções e exposição.
Definindo nosso objetivo, essa Unidade propõe que seja possível:
1 - Caracterizar seqüências narrativas e descritivas;
2 – Caracterizar seqüências tipológicas injuntivas e preditivas;
3 – Caracterizar seqüências tipológicas expositivas argumentativas como dois aspectos do tipo dissertativo.
Nesta unidade trabalhamos todas as seções. Nessa experiência com a linguagem (leitura dos textos) nos mostra que muitas vezes os gêneros são “misturados”, trabalhamos então com o gênero predominante. Por isso em vez de tipos chamaremos seqüências tipológicas s textos que apresentam certo padrão de organização das estruturas lingüísticas a ponto de identificá-lo como um dos tipos de classificação.
Conforme expõe o ícone “Importante”, destacamos seus conceitos teóricos: o tipo narrativo apóia-se em fatos, personagens, tempo e espaço; há uma relação de anterioridade e posterioridade entre os fatos narrados, esses fatos mantêm entre si uma relação de causa e efeito. O tipo descritivo enumera aspectos físicos e psicológicos em simultaneidade. A descrição constrói “imagem”. O tipo preditivo caracteriza-se por predizer alguma coisa que ainda está por ocorrer por isso predominam os verbos no tempo futuro.
As seqüências tipológicas injuntivas ou instrucionais tem por objetivo instruir o leitor sobre alguma coisa. Por isso as formas verbais mais freqüentam estão no modo expositivo.
Pela resolução das atividades e pelo planejamento de uma atividade de leitura, interpretação e de produção, visando à analise, caracterização e classificação dos gêneros textuais em estudo, podemos observar bons resultados concernentes ao aprendizado do conteúdo. Por falta de tempo, esse trabalho foi apresentado no encontro seguinte.
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