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Sessão Presencial Coletiva TP3 – Unidade 11


 "Mas vale um erro de quem está aprendendo, 
de que um certo de quem está ensinando"(Visga)


16/05/2009
30/05/2009

Sessão Presencial Coletiva
TP3 – Unidade 11
Tipos Textuais


     Conforme já mencionamos, o papel da linguagem é um dos mais relevantes trabalho. O trabalho é o tema transversal, nessa unidade está muito ligado ao que fazemos com a linguagem; à maneira como trabalhamos nosso material lingüístico para comunicar e para agir no mundo, quando tivemos a oportunidade de analisar como se organizam os vários gêneros que nos rodeiam.

     Vamos tratar agora de tipologia textual; uma classificação que tem estreitas relações com os gêneros. De acordo com Marcuchi (2002:27), “Quanto se nomeia certo texto como “narrativo” “descritivo” ou argumentativo, não está nomeando o gênero e sim o predomínio de um tipo de seqüência de base”. Os tipos textuais são definidos por seus traços lingüísticos predominantes: aspectos textuais, sintáticos, tempos verbais e relações lógicas.  Marcuchi (2002:27) apresenta uma classificação para designação teórica dos tipos: narração, argumentação descrição, injunções e exposição.

Definindo nosso objetivo, essa Unidade propõe que seja possível: 




1 - Caracterizar seqüências narrativas e descritivas;
2 – Caracterizar seqüências tipológicas injuntivas e preditivas;
3 – Caracterizar seqüências tipológicas expositivas argumentativas como dois aspectos do tipo dissertativo.

     Nesta unidade trabalhamos todas as seções. Nessa experiência com a linguagem (leitura dos textos) nos mostra que muitas vezes os gêneros são “misturados”, trabalhamos então com o gênero predominante. Por isso em vez de tipos chamaremos seqüências tipológicas s textos que apresentam certo padrão de organização das estruturas lingüísticas a ponto de identificá-lo como um dos tipos de classificação.

     Conforme expõe o ícone “Importante”, destacamos seus conceitos teóricos: o tipo narrativo apóia-se em fatos, personagens, tempo e espaço; há uma relação de anterioridade e posterioridade entre os fatos narrados, esses fatos mantêm entre si uma relação de causa e efeito. O tipo descritivo enumera aspectos físicos e psicológicos em simultaneidade. A descrição constrói “imagem”. O tipo preditivo caracteriza-se por predizer alguma coisa que ainda está por ocorrer por isso predominam os verbos no tempo futuro.

     As seqüências tipológicas injuntivas ou instrucionais tem por objetivo instruir o leitor sobre alguma coisa. Por isso as formas verbais mais freqüentam estão no modo expositivo.

     Pela resolução das atividades e pelo planejamento de uma atividade de leitura, interpretação e de produção, visando à analise, caracterização e classificação dos gêneros textuais em estudo, podemos observar bons resultados concernentes ao aprendizado do conteúdo. Por falta de tempo, esse trabalho foi apresentado no encontro seguinte.


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